Aloysio Nunes critica líderes da Europa

Aloysio Nunes critica ex-presidentes da Europa que pedem Lula nas eleições.

  • 31
    Shares

Aloysio Nunes critica ex-presidentes da Europa que pedem Lula Livre nas eleições presidenciais.

O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira criticou a carta dos líderes Europeus de apoio a Lula, segundo ele, os líderes “cometem um gesto preconceituoso, arrogante e anacrônico contra a sociedade brasileira e seu compromisso com a lei e as instituições democráticas”.

A carta de apoio a Lula foi assinada por seis pessoas: o ex-presidente da França François Hollande, o ex-presidente da Espanha José Luis Rodrigues Zapatero, o ex-primeiro ministro da Bélgica Ellio Di Rupo e os ex-presidentes do Conselho de Ministros da Itália Massimo D’Alema, Enrico Letta e Romano Prodi.

“A luta legítima e necessária contra a corrupção não pode justificar uma operação que questiona os princípios da democracia e o direito dos povos de eleger os seus governantes”, diz o texto.

Já Aloysio diz que recebeu as declarações com “incredulidade” e sugere que “tendo perdido audiência em casa”, os ex-presidentes querem dar “lições sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro”. Ou seja, foi bastante anti diplomático e grosseiro.

Prossegue: “Qualquer cidadão brasileiro que tenha sido condenado em órgão colegiado fica inabilitado a disputar eleições. Ao sugerir que seja feita exceção ao ex-presidente Lula, esses senhores pregam a violação do estado de direito. Fariam isto em seus próprios países? Mais do que escamotear a verdade, cometem um gesto preconceituoso, arrogante e anacrônico contra a sociedade brasileira e seu compromisso com a lei e as instituições democráticas”.

Aloysio não percebeu que como ministro das Relações Exteriores, deveria ter mais respeito por líderes de alto escalão da Europa e antes de denegri-los deveria prestar mais atenção nas suas palavras.

Veja também

Discurso inédito de Lula antes de se apresentar na... Discurso inédito de Lula filmado no sindicato dos metalúrgicos pouco antes de se apresentar na PF: Eu queria dizer ao povo brasileiro que essa decisã...
Carta de Lula para o trabalhador no dia 1º de maio... Lula mandou uma carta para os trabalhadores no dia do trabalho. Mensagem ao Povo Brasileiro no Dia do Trabalhador Meus amigos, minhas amigas, o Br...
Representantes de 37 países pedem “Lula Livre” em ... Durante o encerramento da 1ª Conferência Mundial de Funcionários da Educação, em Bruxelas, os representantes dos 37 países participantes manifestaram ...
TRF-4 rejeita os últimos recursos de Lula do Trípl... TRF-4 rejeita os últimos recursos de Lula no caso conhecido como "Tríplex do Guaruja". Essa notícia é um grande clichê, novidade seria se os desembar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *