Celso Amorim para vice de Lula.

Celso Amorim vice de Lula?

O ex-chanceler Celso Amorim para vice de Lula?

Se trata de mais uma especulação? Mônica Bergamo diz que não, em sua coluna, afirma que o PT “está preocupado com a ausência em debates e sabatinas que veículos promovem com pré-candidatos”, segundo Mônica, como vice de Lula, Celso Amorim “teria condições de representar Lula e defender o seu governo, do qual foi chanceler”.

“Os defensores do nome dele apontam também o fato de que Amorim não colocaria obstáculos caso tivesse que ser substituído na chapa mais adiante, para dar lugar a outro vice. Ou mesmo para que o PT, numa hipótese remota, se aliasse a um candidato de outro partido caso Lula não possa disputar”.

PT não participa da Sabatina Folha, UOL e SBT.

Essa semana está acontecendo uma sabatina promovida pela Folha, UOL e SBT e o PT não foi convidado. Com a falta de Lula para participar fisicamente desse tipo de evento, a escolha de Celso Amorim para vice de Lula seria uma escolha urgente e necessária para que o PT tivesse um representante da chapa para participar desses debates.

Gleisi enviou uma carta a Folha protestando a falta do convite:

“Lula mantém seus direitos políticos, inclusive o de votar e ser votado. É o candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores e a sua candidatura será registrada no TSE até 15 de agosto, conforme a lei. Somente depois destes prazos a Justiça Eleitoral poderá analisar sua elegibilidade, cabendo, se necessário, recursos”

“Lula está preso, mas suas ideias continuam livres, nos corações e mentes de milhões de brasileiros que o apoiam”. A carta diz que a prisão do ex-presidente é injusta e ilegal e sugere que um representante do PT participe das sabatinas substituindo Lula.

A Folha respondeu explicando por que o PT não foi convidado:

Pelas regras antecipadas às assessorias dos partidos em março, seriam convidados os seis pré-candidatos à Presidência mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada em 15 de abril.: Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa, Marina Silva e Geraldo Alckmin. Com a prisão do ex-presidente, que lidera a pesquisa, Alvaro Dias, o sétimo colocado no levantamento, foi convidado.

O UOL reconhece a importância de Lula como líder das pesquisas, mas entende que o pedido do PT é descabido, uma vez que os votos são nominais nas eleições majoritárias. Na impossibilidade da presença de Lula nas sabatinas, não faz sentido ouvir um representante do partido em seu lugar.

O UOL lembra ainda que as sabatinas e debates estão em conformidade com as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Lula na mídia

Se a ideia era expurgar Lula da mídia e transformá-lo num nada, nenhum sentido teria qualquer convite para o PT participar de qualquer evento.

Se realmente acontecer de Celso Amorim ser indicado para vice de Lula, o jogo poderia ser mudado, ou não?

Veja também

PT vai inaugurar comitê físico e intensifica campa... PT vai inaugurar comitê físico em São Paulo e intensifica campanha de Lula presidente. A maior corrente interna do PT –Construindo um Novo Brasil (CN...
Lançamento da Frente Ampla pela Democracia PT, PCd... Lançamento da Frente Ampla pela Democracia PT-PCdoB-PDT-PSB-PCB-PSOL-PCO. Neste instante, dia 18 de abril de 2018, uma frente ampla pela democracia e...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *